Líderes proativos, criativos, comprometidos com resultados e com inteligência emocional promovem resultados positivos nas estratégias das empresas.

 

Muito tem se falado sobre a reforma trabalhista, terceirização, ferramentas de gestão, novas tecnologias, perspectivas futuras frente às dificuldades econômicas que tem rondado as empresas nos últimos anos, mulheres em cargo de liderança e a transformação do que conhecemos por “emprego”. Mas, pouco se fala sobre a importância do investimento em treinamentos, pessoas, líderes e talentos que vão conduzir esses e outros assuntos dentro das empresas.

A ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, recentemente realizou uma pesquisa com o objetivo de traçar um panorama da área de treinamento das empresas brasileiras e concluiu que as organizações brasileiras proporcionam em média 21 horas de treinamento anual por colaborador e 51% do investimento em T&D tem como foco as lideranças.

“É notável o reflexo da retração da economia na área de treinamento, pois grande parte dos investimentos nessa área foram reduzidos ou otimizados. Mas, também não podemos deixar de observar que esse cenário tornou a área de T&D mais estratégica e que há uma tendência no investimento de capacitação das lideranças em empresas de todos os portes. Isso significa que apesar do cenário turbulento, as empresas continuam investindo no desenvolvimento dos líderes. O que é muito positivo, pois o principal recurso competitivo das empresas são as pessoas. Gente com adaptabilidade, conhecimento, visão do negócio, equilibrada emocionalmente, proativa e comprometida com resultados é que realmente faz a diferença e isso só é possível com a presença de um líder bem preparado”, comenta Carlos Basso, Diretor Executivo e Sócio Fundador da CR BASSO, empresa focada em educação corporativa que já capacitou mais de 64 mil profissionais nos últimos 23 anos.

Diante deste cenário desafiador e atenta às necessidades de um mercado que tem terceirizado cada vez mais suas ações de T&D, a CR BASSO está lançando o Leadership One, inovador programa de desenvolvimento de líderes, onde o gestor é conduzido em um processo inspirador, focado no desenvolvimento pessoal e profissional, com o objetivo de trazer resultados excepcionais aos participantes. O programa é o mais extenso e completo que existe no mercado brasileiro. O líder obtém uma análise de seu perfil comportamental, constrói o plano de desenvolvimento individual (PDI) a partir do assessment feedback, participa de cinco módulos presenciais com conteúdos selecionados minuciosamente, coloca em prática conceitos e técnicas apresentadas, realiza uma atividade que traga resultados observáveis e mensuráveis para sua equipe e empresa com apoio de project coaching (projeto aplicativo), participa de grupos de discussão on-line e tem apoio dos consultores full time.

“Entre as transformações mais importantes na atuação dos líderes que serão trabalhadas durante o programa estão: adaptabilidade, autoconhecimento, visão de futuro, planejamento, influência na equipe, comunicação, assertividade, inteligência emocional, gestão de conflitos, trabalho em equipe, empowerment, motivação, melhoria contínua e foco em resultados”, comenta o idealizador do programa.

O Panorama do Treinamento no Brasil também demonstrou em sua última edição que 33% das empresas brasileiras afirmam que tiveram resultados efetivos no clima organizacional, ou seja, a satisfação do colaborador com o trabalho é o indicador com maior retorno, seguido de melhoria dos processos (28%). “Esses dados confirmam que investir no treinamento das lideranças proporciona às empresas contato com as melhores práticas de gestão, atualização de conhecimento; além de estimular a inovação interna, reduzindo os impactos negativos da crise”, finaliza Basso.

Além disso, estudos recentes realizados pela Hay Group, divisão da consultoria Korn Ferry, com mais de 7,5 mil participantes, apontam um déficit no desenvolvimento de lideranças na América Latina. Grande parte dos entrevistados comentou que uma das prioridades das empresas deveria ser o investimento no desenvolvimento de líderes para a promoção de mudanças estratégicas. Porém, só 23% acreditam que possuem conhecimento e capacidade de liderança apropriadas para cumprir suas metas. “É interessante observarmos que os próprios gestores reconhecem a necessidade de treinar mais suas habilidades de liderança. Sabemos que muitos dos profissionais que exercem cargos de gestão não necessariamente foram preparados para agir como líderes. Participar destes programas significa ampliar o sentido de vida, investir em autoconhecimento e obter novas ferramentas para apoiar o profissional em sua jornada como líder”, finaliza Basso.

 

Sobre a CR BASSO

A CR BASSO atua há 23 anos no mercado de educação corporativa e projetos de consultoria oferecendo cursos nas modalidades in company e abertos nas áreas de estratégia organizacional, comportamento humano, recursos humanos, comunicação, atendimento e vendas, suprimentos e qualidade e produtividade. Sete em cada 10 das empresas listadas no Guia Maiores e Melhores da Revista Exame já contrataram os serviços da CR BASSO.

Nos últimos três anos, A CR BASSO foi eleita a empresa “Melhor Avaliada no segmento Consultoria de Treinamento do Brasil” pela Revista Gestão & RH. O Diretor Executivo, Carlos Basso, e idealizador do Leadership One – Programa de Desenvolvimento de Líderes, é autor de vários artigos, manuais e e-books sobre o ambiente corporativo e coautor dos livros “Excelência ao Cliente”, “Gestão do Tempo”, “Equipes de Alta Performance” pela Editora SER+ e foi homenageado com o título de “Empreendedor em RH 2015” pela Revista Gestão & RH. Saiba mais: https://www.crbasso.com.br/

Sobre o curso Leadership One – Programa de Desenvolvimento de Líderes CR BASSO

Data: de 22/10/18 a 26/10/18 (para os módulos presenciais)

Local: Avenida do Café, 429 – Estação Conceição do Metrô – São Paulo – SP

Mais informações: (11) 5591-3000

Leave a Reply

Your email address will not be published.

comentários